Tudo isso é possível de se fazer e o melhor, dentro do nosso país. Caia na estrada com a gente e conheça um pouco mais sobre a Serra Gaúcha e seus encantos.

CIDADES PRINCIPAIS

  • GRAMADO: possui a maior infraestrutura turística do Rio Grande do Sul, oferecendo mais de 200 restaurantes que servem desde o mais simples até o mais exigente paladar. A rede hoteleira conta com centenas de estabelecimentos e é reconhecida pela excelência dos serviços prestados. É impossível visitar Gramado e não adquirir produtos locais como chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais. Por lá as quatro estações são bem definidas e proporcionam diferentes experiências e verdadeiros espetáculos da natureza. Para aqueles que acham que Gramado é destino de inverno, vai se surpreender ao optar pelo destino nas outras épocas do ano. Com certeza uma viagem transformadora.

  • CANELA com espírito pulsante, Canela tem inúmeras opções de passeios ao ar livre, museus e gastronomia de alta qualidade, tornando uma cidade inesquecível para quem a visita. O ponto alto está na união bem-sucedida de simplicidade e exuberância. Apesar da atmosfera aventureira é possível ter um contato de imersão com a natureza, ouvir o som das águas, canto dos pássaros. Podemos afirmar que é um ambiente marcante, com cores vivas e uma energia que abraça a todos seus visitantes.
  • BENTO GONÇALVES: é o principal destino para os apreciadores do enoturismo brasileiro e de acordo com algumas pesquisas é o segundo mais procurado por turistas no gaúcho. A rota mais visitada é a Rota dos Vinhedos, com vales e montanhas cobertos de parreirais, onde a vocação para a vitivinicultura mostra todo o seu potencial. As pequenas propriedade rurais dividem espaço com vinícolas de destaque nacional e internacional pela qualidade dos vinhos que produzem. Um legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, onde os costumes e tradições permanecem enraizados nas pessoas e paisagens locais.

 

COMO CHEGAR

Quando falamos da Serra Gaúcha, podemos usar os mais variados meios de transporte: avião, carro, ônibus. Tudo vai depender da sua cidade de origem.

O mais comum é fazer uma combinação de aéreo + terrestre. Veja abaixo as opções com mais detalhes:


AVIÃO

Voo até a capital, Porto Alegre. O aeroporto Internacional Salgado Filho é o principal do Estado, com melhor infraestrutura. De lá, é necessário pegar um transfer terrestre, seja carro alugado, van ou ônibus de empresa turística, previamente agendado para chegar até Gramado. São aproximadamente 115 quilômetros de distância. 

Existe também o aeroporto de Caxias do Sul, onde a distância é menor, aproximadamente 70 quilômetros, porém as tarifas são mais altas, já que o aeroporto é menor com menos opção de voos. 

ÔNIBUS

A rodoviária intermunicipal de Gramado está situada no centro e recebe ônibus de cidades como São Paulo, Curitiba e do estado vizinho Santa Catarina. De Porto Alegre são vários horários por dia. É preciso considerar que o fluxo de turistas nas altas temporadas e vésperas de feriados são intensos, então o ideal é não deixar para comprar passagem de última hora. Além de ser muito comum excursões em grupo por via terrestre. 

CARRO

São várias opções de trajeto para chegar a Gramado, tudo vai depender da sua região. Para quem não dispensa dirigir, aproveite a oportunidade para ir sem pressa de chegar, com os vidros abertos, sentindo a brisa da região e observando as maravilhas que a região possui. Faça paradas estratégicas para descansar e claro, tirar belas fotos, já que a paisagem é surpreendente.

  • São Paulo:
  • Londrina: via BR-101, aproximadamente 1.115 Km (rota pedagiada)
  • Maringá: via BR-116, aproximadamente 1.013 Km (rota pedagiada)
  • Curitiba:
  • Florianópolis: 


ESCOLHA A MELHOR ÉPOCA PARA VOCÊ

É preciso considerar que na Serra Gaúcha as 4 estações do ano são bem divididas e cada uma tem sua característica e charme.

VERÃO

A estação mais quente do ano tem temperaturas médias que variam entre 16ºC e 30ºC. É uma época de alta temporada devido às férias escolares e atrações do Natal Luz, em Gramado. No verão, os dias são mais longos o que proporciona melhor aproveitamento para os passeios. 

Para os apreciadores de vinho é também a época da Vindima, nome que se dá à colheita de uvas. Na região do Vale dos Vinhedos, entre os meses de Janeiro e Março, acontece celebrações com muitas atrações que valorizam a cultura e tradição. É possível fazer visitas à vinícolas, com seus parreirais carregados e ter a experiência de colher, fazer a pisa da uva e aprender na prática todo o processo de produção do vinho. Desde junho de 2015 a Estação Vindima integra o calendário oficial de eventos turísticos do Rio Grande do Sul.

OUTONO: 

Com o fim do verão, as cores da Serra começam a mudar de tom. Saem o verde vivo das árvores para tons vermelhos e dourados. É curioso imaginar que cores tão quentes possam anunciar a chegada de dias mais frios, não é mesmo?

Esta estação é considerada de baixa temporada. As cidades ficam mais vazias e tranquilas, ideal para quem aprecia um slow travel, ou seja, poder dividir mais o tempo, sem que os dias fiquem cheios de atrações e consequentemente cansativo. É curtir as férias sem medo de ser feliz. No outono as temperaturas variam entre 11ºC e 25ºC.

INVERNO:

Chegamos a estação mais fria do ano e também a mais cobiçada pelos turistas. Por ser uma região em que as temperaturas podem ficar abaixo de zero e consequentemente podendo nevar, pessoas de todos os cantos escolhem a Serra Gaúcha como destino para as férias de inverno. As cidades de Gramado e Canela ficam abarrotadas de pessoas torcendo para que as temperaturas caiam cada vez mais.

Os dias são mais curtos nesta época do ano e as temperaturas médias variam entre 8º e 17º. Ideal para os amantes da gastronomia local com muito fondue, chocolates e claro, não que não dispensam um bom vinho.

PRIMAVERA:

Estação das flores e também das chuvas. Não se engane ao imaginar que junto com a primavera chegue também o calor. É época de “descongelar”, então já pode imaginar que o clima ainda é e frio, mas fique tranquilo, pois certamente já conseguirá aproveitar bem atividades ao ar livre. As temperaturas variam entre 12º e 22ºC. 

Se tem interesse no Natal Luz, mas não gosta de viajar na alta temporada, aproveite para ir na primavera, já que o espetáculo costuma iniciar em Outubro.

 

HOSPEDAGEM

Gramado: HOTEL GRAMADO PALACE

Situado em um grande parque, a 2 km do centro da cidade, o hotel oferece quartos de estilo colonial, com ar condicionado, móveis em madeira, banheiro privativo e varanda com vista para o jardim ou pátio. O café da manhã em estilo buffet inclui uma variedade de frutas frescas, pães e frios. No restaurante é possível degustar especialidades regionais e uma seleção de bebidas.

 

Bento Gonçalves: DALL ONDER GRAND HOTEL

Situado em uma das principais avenidas da cidade, a uma distância média de 1,5km do centro, o hotel oferece apartamentos com configuração de 1 cama de casal ou 2 de solteiro e incluem TV FullHD, ar condicionado central, internet Wi-FI, frigobar, cofre eletrônico, telefone, rádio relógio e secador de cabelos. Algumas acomodações possuem carpet.   Com 3 espaços gastronômicos que podem proporcionar uma experiência diferenciada  e original ao seu paladar.


ATIVIDADES & TOURS

A Serra Gaúcha é repleta de atrações para todos os gostos e estilos de viajantes. Segue algumas dicas:

 

GRAMADO: 

  • Mini Mundo - Quando foi criado, era apenas uma área de lazer criado por um pai e um avô que amavam seus filhos e netos. Hoje um dos parque mais famosos do mundo;
  • Museu do Perfume - para desfrutar do misterioso mundo dos aromas;
  • Fábrica de Cristais - onde é possível ver a demonstração de como se faz as mais diversas obras em cristal e vidro;
  • Lago Negro - cartão postal da cidade, propício para uma simples caminhada contemplando a natureza ou em um passeio de pedalinho;
  • Snow Land - primeiro e único parque com neve artificial da América;
  • Avenida Borges de Medeiros: uma caminhada que vale a pena, além da arquitetura para observar, possui muitas lojinhas e cafés deliciosos para apreciar, passeando por aqui ainda é possível visitar a Igreja de São Pedro, a fonte do Amor Eterno e chegar até a Rua Coberta;
  • Praça das Etnias: você encontra a Casa do Colono. Lá moradores e turistas se deliciam e compram produtos variados, como bolachas, geléias e pães. A casa funciona de segunda a domingo, das 9h às 18h30, e fica do lado da rodoviária. Fazer o passeio de Agroturismo, conhecer a Feira Orgânica e as casas coloniais inspiradas na cultura alemã, italiana e portuguesa também são alguns dos atrativos que você conhece na Praça das Etnias.
  • Le Jardin: um ótimo lugar para os viajantes que amam natureza, mas principalmente flores. Dedicado a divulgação da lavanda, seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários, no parque você encontra estufas, uma lojinha temática e um café, que vende um doce tradicional da região: Apfelstrudel. A visitação por todo o local é gratuita das 9h30 a 17h30. Já o café e a estufa funcionam até às 17h.
  • Alguns pontos para conhecer no centro da cidade - Rua coberta, Igreja de São Pedro e Rua Torta.

 

CANELA: 

  • Bondinhos aéreos - passeio a bordo de uma cabine suspensa tendo como cenário a cascata do Caracol;
  • Sky Glass - Maior plataforma suspensa do mundo, com vista do Vale da Ferradura;
  • Igreja Matriz - cartão postal mais fotografado;
  • Alpen park - Parque com maior complexo de aventuras da região, indicado até mesmo para aqueles que não curtem adrenalina pois dispõe de uma vista incrível e muita natureza, além de infraestrutura contendo uma cafeteria. (não é cobrado a entrada no parque, somente as atrações);
  • Fábrica de chocolates - para uma saborosa visita e oportunidade de compras;
  • Vinícola Jolimont - de origem francesa, é uma das pioneiras na produção de vinhos finos e artesanais do Estado. Com seus 27 hectares cultivados a 830 metros de altitude, além de render uma aula de produção artesanal de vinho também irá favorecer para registro de fotos incríveis.

 

VALE DOS VINHEDOS & BENTO GONÇALVES

  • Paisagem incrível com vastos parreirais digno de qualquer obra cinematográfica, a nossa Toscana Brasileira.
  • Epopéia Italiana - parque onde é possível conhecer a história do primeiro imigrante italiano, desde a saída de sua cidade natal até os dias atuais.
  • Queijaria Valbrenta - produção familiar e distribuidora de queijos e salames artesanais;
  • Vinícola Michelle Carraro - pequena e seleta vinícola do Vale onde é possível degustar vinhos e espumantes;
  • Maria Fumaça - passeio de trem com duração de 01h30min, partindo de Bento Gonçalves, parando em Garibaldi e seguindo até Carlos Barbosa.
  • Vinícolas Boutiques: exclusivas e charmosas
  • Casa Marques Pereira - opção para um fugida dos vinhos italianos e imersão na cultura dos vinhos portugueses;
  • Vinícola Lídio Carrara - propriedade familiar, de descendentes de imigrantes italianos que se dedicam no ramo da viticultura há mais de cinco gerações;
  • Vinícola Pizzato - desde os anos de 1800, propriedade onde os integrantes da família são os responsáveis por todo o processo que faz do seu vinho uma bebida de identidade única. Contam com sete rótulos com Denominação de Origem (D.O.V.V) sendo três tintos, dois brancos e dois espumantes. 

 

DIFERENCIAIS CRIATTIVA TURISMO

O nosso trabalho é facilitar a vida dos viajantes. Com atendimento personalizado de alta qualidade para transformar SONHOS em REALIDADE. E através da nossa consultoria OTIMIZAR o seu tempo com ZERO preocupações na organização da sua PRÓXIMA VIAGEM.

FOCO EM VOCÊ! wink

Nosso atendimento é personalizado e pensado nas suas necessidades

Exclusivo => Organização de um plano de viagem pessoal e direcionado

Dedicação => Apoio e suporte de uma equipe especializada

Liberdade => Ser livre para executar a sua viagem onde e como preferir