Artigo originalmente publicado no portal O Londrinense.

Uma viagem pelas praias do Brasil, um mochilão pela América do Sul ou um giro pela Europa em diversos países na mesma viagem. Roteiros como esses são tentadores para qualquer viajante. Mas, é preciso pensar no bem estar das crianças para quem viaja com filhos. Praticamente todas as viagens podem ser feitas com eles, apenas são necessários alguns cuidados especiais antes do embarque para evitar que os pais enlouqueçam!

Eu, por exemplo, tenho minha pequena que viaja comigo desde bebezinha. Hoje, com pouco menos de três anos, já rodamos o mundo em diferentes destinos e com configurações diversas: viagem em família, viagem só com a mãe, viagem internacional e por aí vai. Não nos falta experiência para transmitir dicas valiosas para quem está em dúvida se deve ou não embarcar numa aventura assim. Meu conselho? Vá! Mas, preste atenção no que se deve observar, principalmente quando a viagem é internacional e longa.

Prepare os filhos para a viagem: com antecedência, converse com as crianças sobre a viagem, pois independentemente da viagem eles compreendem as informações: passar um tempo fora, não entender direito o idioma, passeios e rotinas diferentes. Se possível, inclua-os na hora de definir o roteiro: mostre fotos, diga onde vocês vão e vá criando nos filhos uma expectativa (não ansiedade!)

Visite o pediatra: não embarque sem antes consultar o médico do seu filho. Ele poderá avaliar as condições gerais de saúde e ainda indicar vacinas para colocar em dia e medicamentos que você pode levar para alguma emergência, assim como ajudar na hora de definir a alimentação. E não se esqueça de contatar o seguro de viagem, contratando o serviço específico para garantir a sua tranquilidade e a das crianças ao longo do passeio.

Organize a mala: pense com antecedência nos itens da viagem e não leve itens desnecessários. Concentre-se no que realmente você precisa. Para o caso de bebês, talvez seja importante incluir algum tipo de carrinho, o que pode ser mais difícil de encontrar no destino do que se imagina. E vai fazer falta! Tem mães que organizam o interior da bagagem de forma prática: de um lado roupas de um filho, do outro, as da outra criança (ou adulto); padrão na hora de guardar os itens: camisetas todas juntas, depois bermudas, depois roupas íntimas, etc.; e até saquinhos com as mudas de roupas preparadas para cada dia. Veja o que for mais prático para você!

Mala de mão: itens de primeira necessidade, como brinquedos e lanchinhos, leve com você. Mas, evite as bolsas de bebês. Prefira as mochilas, que você pode levar nas costas e deixar as mãos livres. E deixe itens de sobra: nunca se sabe se vai haver algum atraso no voo e a criança vai precisar de uma mamadeira a mais.

Voo noturno: mesmo que as crianças acordem durante a madrugada, é o tempo em que elas mais dormem. Por isso, escolha um voo que permita à criança dormir boa parte do trajeto. Você vai ver a diferença que tem na hora do descanso. Caso ela acorde, tenha sempre em mãos um lanchinho ou um brinquedo.

Documentos: tenha sempre em mãos todos os passaportes, seus e das crianças, para evitar qualquer inconveniente durante a viagem. E ainda tire fotos dos documentos, para o caso de perdê-los. Fique atento, pois alguns passaportes das crianças não têm a filiação. Então, é importante levar a certidão de nascimento e a autorização de viagem.

Enfim, existem muitas outras dicas, mas observando as básicas os transtornos somem! Lembre-se de que imprevistos acontecem e você está num fuso horário diferente. Respeite os horários das crianças, pois o organismo delas ainda não está acostumado a mudanças bruscas. No mais, não deixe de viajar: leve os filhos para conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas e idiomas. Isso é importantíssimo para o crescimento e amadurecimento deles. Boa viagem!

Dóren Faria é mãe, empresária, bacharel em Turismo e Hotelaria pela Unopar, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Estratégias Empresárias e Empreendedorismo pela Unopar. Morou na África do Sul em 2000, trabalhou no Walt Disney World Resorts em 2003/2004 como cast member e fez 30 dias sabáticos na Índia em 2012. Foi consultora de intercambio, supervisora e gerente do STB. Já acompanhou grupos de intercâmbio e turismo para diversos países. Hoje é sócia e consultora de viagens da Criattiva Turismo.