A mulher do século XXI está cada vez mais se consolidando como mãe e empresária, no comando da casa e da família. É uma mulher que se dedica e que se desdobra para fazer tudo bem feito. E estas são as características das consultoras de viagens Dóren Faria e Iza Simão, sócias-diretoras da Criattiva Turismo, agência de turismo especializada em viagens com crianças e em pacotes de lua de mel que atende clientes em todo o Brasil, principalmente no eixo Londrina-Maringá.

Dóren é mãe da Amora, de 2 anos e meio, enquanto Iza é mãe do Théo, que tem 1 ano e 3 meses. “Além de sermos mães e empresárias, a gente aproveita essas características para potencializar nosso trabalho e serviços. Então, desenvolvemos vários pacotes de viagens para famílias que querem viajar com os filhos. Damos dicas, elaboramos roteiros, indicamos passeios e outras informações necessárias”, ressalta Dóren Faria.

Só para se ter uma ideia, dados do Sebrae apontam que o Brasil tem 24 milhões de mulheres empreendedoras. Elas foram responsáveis por 34% dos empreendimentos criados no Brasil em 2018. E ainda são maioria entre os novos empreendedores, os que têm um negócio com menos de três anos e meio: 15,4% contra 12,6% de homens. “Não é fácil conciliar tudo o que faz parte do cotidiano da mulher moderna e contemporânea. Mas, é gratificante poder desenvolver o trabalho ao mesmo tempo em que se convive com o filho, sem deixar de fazer nem um nem outro”, afirma Iza Simão.

Um estudo do Instituto Rede Mulher Empreendedora mostra ainda que 59% das mulheres que empreendem são casadas, enquanto 52% têm filhos. Um dos motivos é justamente ter flexibilidade de horário e mais tempo para a família, afinal, segundo o mesmo levantamento, as mulheres investem 24% a mais de tempo com a família do que os homens. “O trabalho com a Criattiva Turismo permite flexibilizar o atendimento, que se torna também mais personalizado e mais customizado, já que a consultoria de viagem pode ser realizada de várias formas e em diferentes horários”, explica Dóren.

Outro dado revelador: 58% das mulheres empreendedoras trabalham em casa. Esse é um dos maiores desafios do empreendedorismo feminino: conciliar o tempo entre família e trabalho. “Na Criattiva, decidimos migrar da loja física para um espaço colaborativo junto com a Maria Inês Sella Doces, onde teremos um cantinho só nosso e poderemos realizar os atendimentos. Também atuamos em coworking. Mas, essencialmente, parte do trabalho é feito em casa, onde podemos dar atenção a nossos filhos”, diz Iza.